Vander Loubet/Foto:Agência Câmara
Deputado Vander Loubet diz que China é o principal destino das exportações do MS/Foto: Agência Câmara

Deputado do Mato Grosso do Sul afirma que expectativa é grande para firmar negócios que beneficiam o estado e o país

O deputado federal pelo Mato Grosso do Sul Vander Loubet (PT) é o único parlamentar da região Centro-Oeste a integrar a comitiva que viajou para a China com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (11).

Segundo ele, as reuniões em solo chinês devem trazer bons frutos, sobretudo para o Mato Grosso do Sul, uma vez que o país asiático é o principal destino das exportações de seu estado e também o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.  Somente no ano passado, o volume total exportado e importado entre os dois países somou quase R$ 800 bilhões, conforme dados da Frente Parlamentar Brasil-China. O petista é um dos vice-presidentes dessa frente que foi recriada no último mês de fevereiro, na Câmara dos Deputados.

“A expectativa é enorme, tanto para o nosso estado como o nosso país. Temos certeza que, cada vez mais, vamos recuperar essa relação estratégica para um país como o nosso”, afirmou Loubet em suas redes sociais.

O deputado disse, ainda, que há uma lista de plantas frigoríficas no Brasil aguardando sinal verde para comercializar com o gigante asiático e que até o momento dezenas de empresas foram habilitadas para exportar seus produtos, inclusive um frigorífico de frangos do Mato Grosso do Sul.

Além de Lula, a delegação oficial na China conta com oito ministros, cinco governadores (da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e 20 parlamentares (deputados federais e senadores).

Conforme o governo federal, 20 acordos comerciais devem ser assinados entre Brasil e China. Uma das agendas da comitiva será a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A posse ocorrerá em Xangai, cidade que abriga o mais importante núcleo industrial e comercial da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui