Foto: Sérgio
Solenidade proposta pelo deputado Bruno Peixoto conferiu certificado do Mérito Legislativo a 30 colaboradores da Embrapa/Foto: Sérgio Rocha

A ciência e a tecnologia para a produção de alimentos foram as pautas da noite desta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em sessão solene, os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) receberam homenagem especial do Poder Legislativo estadual. Na ocasião, 30 colaboradores da empresa foram certificados com o Mérito Legislativo.

A iniciativa da sessão foi do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), com a intenção de reconhecer a Embrapa pelos relevantes trabalhos prestados no âmbito da inovação e voltados à geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.

A pedido de Peixoto, que teve que acompanhar outras demandas urgentes, a sessão  foi presidida pela deputada Bia de Lima (PT), que teve ao seu lado o colega de Parlamento, Mauro Rubem (PT), o Diretor-Executivo da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, Rubens Kirsteim Júnior, o deputado federal Rubens Otoni (PT), o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Perpétuo Guimarães, a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, o prefeito de Santo Antônio de Goiás, Kléber Freitas, a vereadora por Itaberaí, Neli Gomes e a vereadora Kátia Maria, representando a Câmara Municipal de Goiânia.

Além dos convidados dos homenageados e colaboradores da empresa, a solenidade ainda foi prestigiada pelo subsecretário de biodiversidade, conservação, segurança hídrica e saneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) Jorge Werneck, o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) professor Edward Madureira e o ex-deputado federal, Euler Morais.

Ao fazer uso da palavra, o diretor Rubens Kirsteim Júnior destacou o histórico da empresa, ressaltando que ela foi criada no ano de 1973, com o intuito de desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical, voltado para a inovação, com foco na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira, assegurando ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado de alimentos, fibras e energia.

Segundo ele, a empresa tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em permanente diálogo com produtores, organizações científicas e lideranças do Estado e da sociedade civil. “A Embrapa nos orgulha muito porque ela se pauta por alguns aspectos muito importantes. O primeiro: excelência científica em pesquisa agropecuária. Qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações, sustentabilidade ambiental, aspecto sociais e parcerias com o setor produtivo”, destacou.

Kirsteim também ressaltou o papel dos servidores da Embrapa, que segundo ele, foram fundamentais para que a empresa obtivesse os resultados que ela apresenta. Por fim, o diretor afirmou que é pelo desempenho excepcional da Embrapa nesses 50 anos, que em nome de Bruno Peixoto, cumprimentava a cada um dos homenageados. “Sintam-se em casa. Essa Casa é de vocês e essa Casa se curva a vocês pelo trabalho magnífico que realizaram ao longo desses 50 anos. Vocês dignificam e honram o nome da Embrapa e também do nosso país”, finalizou.

Em seu momento de fala, o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Perpétuo Guimarães, leu uma mensagem enviada pela nova presidente da Embrapa, Sílvia Maria Fonseca Silveira. No comunicado, a presidente sublinhou que é fundamental que a empresa atue junto aos diversos públicos do cenário da agricultura brasileira, que incluem o agricultor familiar, os povos originários, as comunidades tradicionais, os diferentes empreendedores da cadeia produtiva, o agronegócio e a indústria.

A mensagem ainda citou os desafios previstos daqui para frente, entre eles, a garantia da segurança alimentar e nutricional, a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o cuidado com os recursos naturais, a promoção do bem-estar e a qualidade de vida, com a redução das desigualdades e a democratização do acesso às tecnologias.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui