Início DESTAQUE Goiânia: um recanto da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

Goiânia: um recanto da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

Jardim Botânico / Foto: Jackson Rodrigues

 

Capital do Estado de Goiás, Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país e se destaca por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à política de responsabilidade ambiental. É, ainda, o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²), ficando com o segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²).

Conhecida na atualidade também como “Gyn” devido à sigla da comunicação aeroportuária, a cidade foi fundada em 24 de outubro de 1933 e possui uma população de 1.516.113 habitantes, conforme estimativa populacional 2019 do IBGE.

Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas, a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá o maior parque linear do mundo: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

Sabores da Terra

Empadão goiano

A culinária local é baseada em ingredientes típicos da região do Cerrado e tem como principais expoentes a pamonha, o empadão, o arroz com pequi, a galinhada com guariroba, os picolés de frutos típicos e o biscoito de queijo caseiro, entre outras guloseimas.

Goiânia possui uma excelente rede hoteleira e restaurantes para todos os gostos. Tem também as pamonharias e o famoso empadão, além dos Pit Dogs (quiosques de rua especializado em sanduíches).

Esporte e passeios verdes

Faz parte da cultura local praticar exercícios ao ar livre, passear com a família aos finais de semana ou ainda levar os cachorros para aquela farra nos parques. Atualmente existem 32

Bosque dos Buritis/Foto: Jackson Rodrigues

áreas verdes para visitação. O Bosque dos Buritis é um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia. Possui três lagos com fontes luminosas, orquidário, espaço multifuncional para eventos, pistas para caminhada, parque infantil, estação de ginástica, quiosques, mirante e trilhas internas. O Bosque abriga ainda o Museu de Arte de Goiânia.

Já o Lago das Rosas é o parque mais antigo da cidade, construído na década de 40. Inicialmente abrigava um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. O lugar conserva ainda hoje elementos representativos no estilo Art déco como trampolim e muretas. A extensa pista de caminhada que circunda o lago é bastante utilizada para a prática de exercícios. Outro atrativo importante, anexo ao Lago das Rosas é o Zoológico de Goiânia.

Outro espaço verde importante é Parque do Areião, de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda. Abriga espécies de fauna nativa e conta com uma pista de caminhada, estação de ginástica, lago e parque infantil, além da vila ambiental. Chama bastante atenção pela quantidade de macacos, pássaros e plantas do cerrado abrigados em seu interior.

O Jardim Botânico, localizado no Setor Pedro Ludovico, na região sul de Goiânia, é a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Os atrativos são um borboletário, lago, trilhas ecológicas e um teatro de arena ao ar livre.

Monumentos

Entre diversos monumentos, Gyn conta a instalação Caleidoscópio feita pelo artista plástico Siron Franco, em referência ao passado e ao futuro goiano e possui figuras que representam indígenas e crianças. Localizada na Praça Cívica, Centro, a obra conta com dois painéis em aço inox espelhados, instalados em forma de “y” que refletem as figuras humanas feitas do mesmo material.

O Coreto projetado por Jorge Félix de Souza e inaugurado em 1942, o Coreto é umas das obras no estilo Art Déco tombadas como patrimônio histórico pelo IPHAN. Construído em alvenaria, possui 520 x 1230 x 720 cm e está localizado na Praça Cívica, bem no início da Avenida Goiás.

A estátua Pedro Ludovico, o fundador de Goiânia montado em um cavalo. Obra da Artista Neusa Morais foi confeccionada em gesso, ferro e bronze, têm 7 metros de altura, 1,8 metros e largura e 3 metros de comprimento. A obra pesa duas toneladas e meia, fica na Praça Cívica, Centro.

Com informações de Prefeitura de Goiânia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile