O ano de 2023 começa com reajuste no IPVA para os contribuintes goianos. Para calcular o valor do imposto, a Secretaria de Economia pega o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica em cima desse valor de venda uma alíquota de acordo com a categoria do veículo. Porém, esse aumento não foi causado pelo aumento da alíquota, mas sim pela valorização dos veículos novos e usados. De acordo com a Secretaria de Economia, o governo de Goiás mantém a mesma alíquota há 8 anos.
No instagram, goianos expressam sua insatisfação com o reajuste: “Essas ruas cheias de buracos, não se pode estacionar em lugar nenhum que tem flanelinha cobrando! Insegurança total! Esse IPVA pago não está servindo para nada! 🤦🏻♂️” reclamou @xandexleite. Entre as reclamações sobre a qualidade das vias no estado, internautas ironizam o novo parcelamento oferecido pelo Detran em 2022. “O pobre feliz, nossa ipva 10x eba facilitou muito minha vida, igual mercado livre. No final da história Ipva 3x mais caro.” comentou @jrcostapersonal
O presidente do Sindicato dos Despachantes de Goiás, Divino Eterno, explicou que a falta de peças para veículos novos causada pela pandemia fez com que os carros usados fossem valorizados nos últimos anos. “Se o veículo tem uma valorização, ele automaticamente paga um valor mais alto de IPVA.”, disse. Em 2022, o governo arrecadou R$ 2,4 bilhões com o imposto. Neste ano, a expectativa é arrecadar R$ 260 milhões a mais.
Mesmo não concordando com o reajuste, os internautas não deixaram de brincar. “Hahaha [teremos que] vender o carro para pagar o IPVA…” comentou @estergomes2512. O perfil @denniscarvalhoo ironiza: “Engraçado que enxergam que os carros seminovos valorizaram mais não veem esse asfalto ridículo!!!”