Início DESTAQUE Após atos vândalos em Brasília, Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha

Após atos vândalos em Brasília, Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha

Governador será responsabilizado pelos danos ao patrimônio público. / Foto: Reprodução

O ministro do Superior Tribunal Federal publicou na madrugada desta segunda-feira (09) o afastamento do governador do Distrito Federal por 90 dias. O documento publicado também determina que Ibaneis Rocha (MDB) e Anderson Torres, ex-secretário de segurança, sejam incluídos no inquérito que investiga os atos antidemocráticos. “O descaso e conivência de Anderson Torres só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador Ibaneis, que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa livre manifestação, como também ignorou todos os apelos das autoridades” afirmou o ministro do STF. 

A tarde do último domingo (08) foi marcada por protestos bolsonaristas e a invasão das sedes dos três poderes. Os atos não conseguiram ser contidos pela polícia militar do DF, que precisou da ajuda do exército e da força nacional para conter os invasores. Durante a confusão na esplanada dos ministérios, Ibaneis exonerou o então secretário de segurança pública Anderson Torres e se pronunciou pedindo desculpas ao Presidente Lula, que não aceitou o pedido. 

Nas redes sociais, usuários de todo o Brasil se indignaram com as cenas vistas em Brasília. No post anunciando o afastamento de Ibaneis, um dos comentários afirma que esse afastamento “Era o mínimo. Brasília está destruída e o GDF foi conivente.” Muitos internautas aproveitaram para criticar o trabalho do Governador que foi reeleito “Omissão de quem deveria cuidar do DF tem que ser punida mesmo. Não estou falando só de hoje. É que hoje foi em um nível que não dá mais para esconder.” comentou um perfil no instagram. 

Os usuários também elogiaram a atitude e agilidade dos poderes em tomar decisões contra os atos golpistas. “Quando as instituições atuam de forma urgente e eficiente, causa surpresa no país. Alexandre de Moraes fez o dever de casa.” 

Com o afastamento de Ibaneis, quem assume o governo da capital é sua vice, Celina Leão (PP). Celina foi deputada distrital em 2011 e federal em 2018. É aliada da família Bolsonaro e amiga próxima da ex-esposa de Jair Bolsonaro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile